2018 Tacta Handpans - Brasil

  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone YouTube

Tacta Handpans


Fundada em 2015 por Rafael D'Arco, Tacta Handpans foi uma das primeiras empresas de fabricação de handpans do Brasil, e está sediada em São Paulo (SP). 


Inicialmente, todo o trabalho administrativo e executivo era feito por Rafael, e em 2016, a chegada de Adriana Yuki na equipe permitiu uma divisão nos processos produtivos dos handpans, e com isso, considerável aumento na capacidade de produção de instrumentos.


Os primeiros instrumentos Tacta foram produzidos em aço carbono nitretado, como a maioria dos instrumentos do mercado. Porém, em 2017, após diversos estudos e testes, tanto dos processos produtivos quanto do material, a equipe migrou para outro material - o aço inoxidável. A Tacta Handpans desde então especializou-se na utilização deste material, sendo uma das primeiras empresas a consolidar seu uso como matéria prima para handpans, num cenário onde o inox gerava incertezas em relação a sua qualidade e estabilidade.


Atualmente, seu foco é difundir o handpan no Brasil, ainda tão desconhecido no cenário musical nacional, mas sem perder o contato com a comunidade do handpan internacional. Rafael e Adriana fazem questão de participar com frequência de eventos e encontros fora do país, pois é uma forma de estreitar e criar novos laços com músicos e fabricantes de handpans de diversas partes do mundo, colaborando para a constante evolução e difusão do instrumento. Por esse motivo, Tacta Handpans também se tornou membro da Handpan Makers United (HMU), uma organização livre formada por fabricantes e outros profissionais relacionados à arte do handpan. A HMU tem como filosofia divulgar a história do handpan, boas práticas de fabricação e notícias e informações corretas acerca destes instrumentos - filosofia essa compartilhada e praticada pela Tacta. 

Para conhecer mais acesse: www.handpanmakersunited.org

A equipe

Rafael D'Arco

Rafael é brasileiro nascido em São Paulo. Desde criança demonstrou bastante interesse pela música, e aos quatorze anos iniciou seus estudos em piano, sendo o primeiro instrumento que estudou. 
Inicialmente, seu plano profissional era estudar engenharia e ingressou na faculdade em São Paulo, porém logo percebeu que seu foco era a música, então mudou seu curso para música na mesma instituição (Universidade de São Paulo). 
Já tocava piano profissionalmente, porém na faculdade se envolveu em mais trabalhos, tocando em bandas e orquestras.
Enquanto cursava engenharia desenvolveu interesse em instrumentos de percussão, tanto tradicionais brasileiros (chegando a tocar na bateria da faculdade) quanto instrumentos étnicos árabes. A habilidade com instrumentos percussivos seria de grande utilidade futuramente.
Se tornou professor de piano e música e músico profissional, atuando em diversas bandas de vários estilos musicais, mas principalmente jazz e música brasileira. Em 2009, enquanto dava aulas em uma escola de música, foi apresentado ao handpan por um colega professor que sabia de seu interesse em instrumentos percussivos e melódicos. 
Bastou um vídeo no Youtube para que o surgisse o interesse em ter um instrumento tão diferente, que nem era encontrado no Brasil. Começou então uma busca por um handpan à venda na internet, porém naquela época, o instrumento era raro de ser encontrado à venda, e também muito caro. Essa dificuldade não foi empecilho, Rafael decidiu que se não era possível comprar um, ele aprenderia a fazer. Neste mesmo ano de 2009 começou a pesquisar sobre o processo de fabricação, que tinha pouquíssimo material disponível na internet, e acesso limitado a qualquer fabricante. 
Até 2014 o projeto de construir seu próprio handpan ficou dormente, mas com a chegada de seu primeiro instrumento comprado (um Spacedrum) e a construção de uma pequena oficina improvisada, Rafael começou a trabalhar focado somente no projeto de produzir estes instrumentos. Deixando o trabalho como professor e músico, começou a se dedicar exclusivamente ao que seria a Tacta Handpans.
Seu histórico como estudante de engenharia civil, músico profissional, e entusiasta da música em geral, foram fatores determinantes para o surgimento da Tacta Handpans e todos os processos para a criação e produção dos instrumentos. 
Atualmente, Rafael segue com seus estudos sobre música, fabricação, afinação e outros assuntos pertinentes ao desenvolvimento do handpan, buscando aprimorar ainda mais a fabricação dos Tacta, e também difundindo o handpan no Brasil. 

Adriana Yuki

Brasileira, nascida e criada em São Paulo, Adriana sempre gostou de música  e artes, e desde o início de sua carreira profissional em 2006 trabalha no segmento da cultura, onde desenvolveu vasta experiência na produção e curadoria de shows e festivais e trabalhou com grandes artistas da cena musical brasileira. 

Fez curso de Gestão da Cultura e Entretenimento para desenvolver habilidades de produção executiva, o que possibilitou estar à frente da curadoria de exposições de artes, como fotografia, grafitti, tatuagem e outras intervenções artísticas, incluindo o maior painel de grafitti à ceu aberto em um parque de São Paulo.

Atividades como desenvolvimento de projetos, planos de ação de marketing, coordenação de equipe fazem parte de seu cotidiano; assim como coordenação de produção dentro de diversos centros culturais de São Paulo e outros Estados.

Em 2016, se tornou parceira na Tacta Handpans. Primeiramente, exercendo atividades de apoio, como atendimento a clientes e gerenciamento da oficina. Logo se envolveu mais com o processo produtivo dos instrumentos, gradativamente participando mais da produção e hoje em dia está envolvida em quase todas as etapas do processo de fabricação, sendo a primeira mulher a produzir handpans no Brasil. Atualmente, está iniciando os estudos e aprendizado para realizar também a afinação dos handpans.

Mesmo com todo o trabalho relacionado à produção dos Tacta, Adriana concilia suas atividades como produtora cultural, e continua trabalhando com diversos artistas do meio musical e artístico. 

Para acompanhar seu trabalho: IG @adrianayukiii